Prazo para adesão ao Simples acaba amanhã
Mudança, na prática, criou dois Simples, avalia diretor político-parlamentar da FENACON
O aumento no teto do Simples Nacional amplia a abrangência do programa, mas outras mudanças no sistema não contribuem para o crescimento sustentável de pequenas empresas dentro do regime tributário, podendo levar a alta nos impostos, apontam especialistas ouvidos pela Folha.
Leia mais
A vez das PMEs na era da transformação digital
Com a oferta de combos que aliam software e hardware, a multinacional brasileira TOTVS facilita a automatização de operações em bares, restaurantes, food trucks e outros negócios
De cada dez empresas abertas no Brasil em 2016, menos de sete (68%) ainda estarão ativas quando chegarmos ao fim de 2018. Presente em um estudo do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), essa projeção diz respeito a um cenário otimista. Num quadro mais pessimista, estima-se que pouco mais da metade (57%) dessas empresas possa sobreviver.
Leia mais
Aplicativo popular na China torna dinheiro obsoleto
Governo, empresas e até feirantes usam o WeChat, da Tencent, 1ª asiática a bater US$ 500 bi de valor de mercado
Sabe Whatsapp, Facebook, Twitter, Apple Pay? Junte-os e multiplique por 980 milhões de usuários. Este é o universo do aplicativo possivelmente mais popular da China. O WeChat, ou Weixin (como os chineses o chamam), começa a estender os seus tentáculos pelo mundo e a ocupar espaços antes compartilhados pelos seus equivalentes mais antigos do Ocidente.
Leia mais
'Inflação do aluguel’ desacelera em janeiro, diz FGV
IGP-M teve alta de 0,76% em janeiro, ante 0,89% em dezembro do ano passado; redução no ritmo foi puxada pela queda de preços no atacado
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) desacelerou para 0,76% em janeiro, ante 0,89% em dezembro do ano passado, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com isso, o indicador usado em contratos de aluguel acumula deflação de 0,41% no acumulado de 12 meses até janeiro.
Leia mais
Receita Federal: entre a lei e a arrecadação (Valor Econômico)
Estudos contemporâneos apresentam duas funções primordiais dos tributos: a função arrecadatória (ou fiscal) e a função indutora (regulatória ou extrafiscal). Não há dúvidas, no entanto, que a primeira delas é a primordial, haja vista que o tributo é a “receita pública derivada” por excelência.
Leia mais
Reforma da Previdência faz disparar aposentadoria por tempo de contribuição (Estadão)
Em meio às discussões sobre a reforma da Previdência, disparou o número de pedidos de aposentadoria por tempo de contribuição. Esses pedidos cresceram 5,5% no ano passado, enquanto as aposentadorias por idade, que exigem no mínimo 65 anos para homens e 60 anos para mulheres, subiram 3,7%. Em 2014, o ritmo de crescimento das duas categorias era praticamente igual.
Leia mais
Brasileiro admite falta de controle financeiro (DCI)
Estudo realizado em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), e divulgado ontem (29), revela que 45% dos brasileiros admitem não fazer um controle efetivo do próprio orçamento.
Leia mais
Confederação de servidores ajuíza ação contra mudança na contribuição sindical
A Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB) ajuizou a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5865 contra dispositivos da Reforma Trabalhista, introduzidos pela Lei 13.467/2017, que tornam facultativa a contribuição sindical e dispõem sobre seu recolhimento. De acordo com a entidade, a contribuição tem natureza tributária, cujo pagamento não pode ocorrer por livre deliberação do contribuinte.
Leia mais
RECEITA FEDERAL ATUALIZA REGULAMENTAÇÃO ACERCA DE ATIVIDADES RELACIONADAS A PETRÓLEO E A GÁS NATURAL
A nova norma traz alterações para esclarecer e para detalhar alguns pontos que não foram tratados na regulamentação original.
Foi publicada, no Diário Oficial da União de hoje, a Instrução Normativa (IN) RFB nº 1.786, de 2018, que altera a Instrução Normativa RFB nº 1.778, de 2017 – que dispõe sobre o tratamento tributário das atividades de exploração e de desenvolvimento e produção de petróleo e de gás natural de que trata a Lei nº 13.586, de 28 de dezembro de 2017 -, e a Instrução Normativa RFB nº 1.455, de 2014, que diz respeito ao tratamento tributário da execução simultânea de contrato de afretamento ou aluguel de embarcações marítimas e de contrato de prestação de serviço.
Leia mais