Valorização da profissão contábil e as qualidades que um profissional contábil/fiscal deve desenvolver
É dever de todo contabilista manter o empresário informado e devidamente atualizado.
Com as mudanças cada vez mais constantes na legislação tributária e com a crise econômica mundial batendo na porta de muitas empresas, é imprescindível ressaltar a importância do profissional da área contábil e fiscal.
São muitas as novidades: implantação do ponto eletrônico, convergência dos padrões nacionais de contabilidade às normas internacionais de contabilidade, notas fiscais paulista e paulistana, além de alterações nas regras sobre impostos e tributos.
Por isso a importância de o profissional contábil estar sempre inteirado sobre as alterações e capacitado para acompanhar, interpretar, suportar e orientar os contribuintes. No entanto, essa tarefa está se tornando cada vez mais árdua.
É dever de todo contabilista manter o empresário informado e devidamente atualizado, uma vez que ele é o detentor e talvez o único que efetivamente entenda as informações sobre os resultados das entidades, principalmente das micro e pequenas empresas. Ou seja, o profissional contábil torna-se a peça-chave no cumprimento dessas normas.
O profissional contábil deixa de ser um mero apurador de impostos e passa a ser um consultor cada vez mais dinâmico e a sua pró-atividade contribuirá para o sucesso dos empreendedores.
Para isso, ele deve desenvolver seu conhecimento e experiências na execução de seu trabalho e, o mais importante, ele também precisa se aprimorar nas mais variadas formas de gestão, agregando conhecimento em diversas áreas.
Voltar