Mapear é primeiro passo para o novo microempresário
Quem deseja dar os primeiros passos como microempresários deve desenvolver planejamento financeiro, orientou a professora do Programa de Capacitação da Empresa em Desenvolvimento da FIA, Dariane Castanheira.
É necessário detalhar todas as receitas e despesas da microempresa antes de abri-la para que não ocorram surpresas no desenrolar da atividade. "Deve prever tudo o que vai comprar. Quanto vão custar os produtos que serão vendidos. E estimar tudo que vai vender", explicou Dariane.
A especialista acrescentou todas as despesas com a operação do negócio devem ser incluídas. "Todo os materiais e os processos. Tudo o que vai gastar com vendas, como as contas de telefone e os salários dos funcionários. Também é preciso considerar as contas administrativas, por exemplo os serviços de Contabilidade", detalhou.
Orçar os investimentos também é peça chave do planejamento financeiro, garantiue Dariane. Dentro dessa classe estão bens necessários à microempresa como veículos, computadores e mobília. "Com tudo isso é possível mapear o fluxo de caixa", disse.
Depois de aberto o negócio, Dariane sugeriu mapear o fluxo de caixa uma vez por mês, para que as análises e decisões sobre a empresa ocorram com mais segurança. "É importante fazer um plano de longo prazo, um controle orçamentário, com prazo mínimo de três anos. Assim é possível acompanhar, amplamente, o que vai acontecendo com a empresa", destacou.
Voltar